5 de nov. de 2010

Magnifier-cut: ampliador de tela para o Linux

Magnifier-cut: screen magnifier for Linux

Conforme mencionei ontem no Twitter, recompilei o gnome-mag (ampliador de tela do GNOME) com algumas pequenas modificações no código fonte. O principal objetivo foi reduzir o tamanho vertical da lupa quando executada com o comando magnifier -hm ou magnifier -hm --ignore-damage.

Obs: "magnifier" é o executável/comando do ampliador de tela ou lupa gnome-mag, um dos recursos de Acessibilidade do GNOME.

Sei que o ajuste do tamanho da lupa pode ser feito na janela de configurações do Orca (somente no GNOME 2 e em antigas versões do GNOME 3). Mas, como já descrevi em um post anterior, o Orca está apresentando problemas na exibição de janelas sobrepostas (Ubuntu 10.04 e 10.10). E o mesmo sintoma pode ser observado executando-se apenas o magnifier (sem o Orca).

Com a opção "--ignore-damage" do magnifier este bug pode ser contornado. Além disso, este mesmo parâmetro muda o comportamento da lupa que, ao invés de sobrepor-se aos demais elementos exibidos na tela, passa a ocupar uma área exclusivamente sua, deslocando janelas e ícones (somente os painéis não são deslocados). Para entender melhor, execute o seguinte comando:
magnifier -vm --ignore-damage

Para o Orca ainda não encontrei solução...

No entanto, usar o magnifier sem o Orca, com ou sem a opção "--ignore-damage", não é muito "viável". Utilizando o modo tela dividida a lupa ocupa metade da tela. Executando o comando magnifier -hvm os cortes horizontal e vertical se cruzam fazendo com que a lupa ocupe 1/4 da área de trabalho, mas não ajuda muito. Existe ainda o modo "tela cheia" (magnifier -fm), mas não agrada a todos os usuários...

Então, o ideal seria poder usar o magnifier ocupando menos espaço na tela.

Sem opções de configuração, resolvi vasculhar o código fonte do gnome-mag (vantagens do Software Livre). E com pequenas modificações, alcancei um resultado interessante.

O vídeo abaixo mostra o funcionamento do gnome-mag modificado e recompilado por mim, que batizei de magnifier-cut (algo como "lupa recortada"). A altura do ampliador foi definida como 18,75% da resolução vertical do monitor (o original divide a tela ao meio). Note que a lupa é deslocada 24 pixels para cima, deixando acessível o painel inferior.

Ver no YouTube


Ainda estou fazendo testes e tentando definir o tamanho ideal da lupa. Em breve, estarei divulgando o executável (binário) e demais detalhes, incluindo as mudanças feitas no código fonte.

Para mais informações e download, acesse: Magnifier-cut: ampliador de tela baseado no gnome-mag

0 comentários