24 de out. de 2010

Orca "bugado"

Perigo
Um usuário me contatou e reclamou do mal funcionamento da atual versão do Orca, especialmente do ampliador (lupa). É claro que eu não tenho culpa disso, mas estamos sempre aí pra ajudar...

Ele (o tal usuário) não usa o leitor de tela, mas reclamou, também, que o leitor ativa sozinho quando ele entra nas preferências do Orca para reconfigurar o ampliador.

O principal problema com a lupa está relacionado a ampliação de menus e de janelas sobrepostas (e isso já vem ocorrendo há algum tempo). Para simular o problema, abra o teclado virtual (execute o comando "onboard") e/ou tente navegar entre os menus do Writer (editor de texto do OpenOffice).

Vasculhei os registros de bugs do Orca no Bugzilla, mas não achei nada diretamente relacionado. No entanto, segundo algumas coisas que li por lá, a migração do GNOME para a versão 3 parece ter alguma relação com a instabilidade do Orca. Devo relatar os problemas assim que possível.

Após passear pelo www.linuxacessivel.org e bisbilhotar o seu repositório, resolvi fazer algo que, muito provavelmente, não é nada recomendável, ainda mais pra quem usa o Ubuntu.

Desabilitei todos os repositórios (oficiais e PPA's) e adicionei o repositório do Debian "sid". A seguir, atualizei (somente) os pacotes gnome-orca e gnome-mag.

O Orca ficou mais estável. O problema com o leitor foi resolvido. Mas, infelizmente, a lupa continua "bugada"...

Uma solução parcial meia boca para o problema da lupa é navegar nos menus dos aplicativos utilizando as setas do teclado (a opção "Pressão" para o "Controle de item de menu" deve estar selecionada - nas preferências do Orca, aba "Ampliação").

Estou apenas registrando os fatos. E não, não recomendo que você faça isso em casa...

0 comentários