11 de nov de 2010

Ubuntu, Unity, Wayland, confusões...

As possíveis mudanças que serão adotadas pela Canonical andam causando muita confusão. Alguns exemplos são afirmações do tipo "Ubuntu abandonará o GNOME para usar o Unity" e "Ubuntu desiste de usar Unity e adota Wayland".

Não, não! Uma coisa é uma coisa. Outra coisa e outra coisa...

O Unity roda sobre o GNOME. É uma UI (ou GUI) para o GNOME. O Wayland é um servidor gráfico. Se for realmente adotado pelo Ubuntu, substituirá o atual X11. Portanto, o Ubuntu, segundo notícias divulgadas até então, utilizaria o Wayland como display server e a interface Unity rodando sobre o GNOME 3.

Esclarecido? :)

2 comentários

Anônimo disse...

Ubuntu apenas trocará o Shell passando a usar Unity em vez de Gnome Shell, ambos utilizam Gnome, e já tava na hora de trocar o velho X, existe muito código antigo nele e muita dificuldade e evoluir com ele, que venha Wayland que é um servidor gráfico.

Hugo Bastos disse...

Mais recentemente abriu-se mais um caminho para a interface unity, trata-se do 2D, que já esta implementada e estou usando em meu notebook acteon m5 com sis672 uma placa de video de baixa qualidade e sem aceleração no linux esta no reposiório ppa
veja em

http://diversosassuntosbrasil.blogspot.com/2011/01/unity-2d-apropriado-para-sis-671-672.html