17 de ago. de 2010

Modem D-Link DSL-500B: livrando-se das quedas de conexão (ou quase)

Atenção: não faça isso em casa se você utiliza algum serviço de autenticação ADSL (Terra, UOL, etc) que cobra taxa extra por conexão simultânea. Caso utilize apenas um computador, não haverá problema.

Não sei se é defeito do modem ou da operadora (ou dos dois). Mas as constantes quedas de conexão já estavam me causando náuseas. Principalmente pelo descaso da operadora, que sequer tem o interesse de verificar a origem do problema...

Já tinha lido em algum lugar que o modem D-Link 500B costuma apresentar instabilidade quando trabalha em modo PPPoE (autenticação pelo modem) e que é mais estável em modo Bridge. Assim, abandonei o PPPoE e passei a usá-lo em Bridge.

Tendo um notebook e um PC ligados ao modem através de um hub. Os dois estão configurados para se conectarem a ADSL pelo Miniaplicativo Gerenciador de Redes do Ubuntu (applet de rede, opção "Editar conexões...", aba DSL), cada um logando separadamente, mesmo em Bridge. Não quero compartilhar a conexão através do PC ou do notebook. E não vou ter problema de conexão simultânea porque autentico "gratuitamente" com login e senha da Universidade em que trabalho. Mas, se utilizasse o Terra, por exemplo, isso seria um problema.

Embora esta solução não tenha sido 100% eficaz, a conexão está muito mais estável. As vezes cai, mas a reconexão é bem mais rápida, o suficiente para ser quase imperceptível, o que causa menos aborrecimento.

0 comentários