26 de abr. de 2010

NetworkManager exibindo rede desconectada no Debian Squeeze (testing) - Resolvido

Algo de estranho acontece com o Debian Squeeze (testing) instalado no meu Notebook: a Internet funciona, apesar da irritante lentidão para carregar páginas no Firefox (o que não ocorre com o Ubuntu instalado em dual boot). Mesmo assim, o ícone do NetworkManager informa que a rede está desconectada!

Para ser mais claro:

NetworkManager informando que e rede está desconectada

NetworkManager informando que e rede está desconectada

O motivo da lentidão eu ainda não descobri. Mas ao menos resolvi o problema com o NetworkManager.

O que fiz foi abrir o arquivo  /etc/network/interfaces e comentar as linhas  "allow-hotplug eth0" e "iface eth0 inet dhcp", ou seja, o arquivo ficou assim:

# This file describes the network interfaces available on your system
# and how to activate them. For more information, see interfaces(5).

# The loopback network interface
auto lo
iface lo inet loopback

# The primary network interface
#allow-hotplug eth0
#iface eth0 inet dhcp

Após salvar, fechar o arquivo e reiniciar o sistema, o NetworkManager passou a funcionar como esperado

Atualização (2)

Solução alternativa:

1 - Editar o arquivo /etc/NetworkManager/nm-system-settings.conf. Alterar o valor do campo [ifupdown] para "true". Exemplo:
[ifupdown]
managed=true

2 - Reiniciar o NetworkManager:
/etc/init.d/network-manager restart

A irritante lentidão apresentada pelo Firefox ao navegar e/ou abrir novas páginas foi (aparentemente) resolvida.

Se você está enfrentando o mesmo problema, faça o seguinte:

1 - Digite about:config no campo de endereço do Firefox (ou Iceweasel) e tecle Enter;

2 - Em Localizar, digite ipv6;

3 - Clique duas vezes sobre a linha network.dns.disableIPv6 para alterar seu valor de false para true.

Leia também:

3 comentários

Anônimo disse...

Parabéns pela solução. Estava com o mesmo problema e a dica resolveu. Usei a solução alternativa pois me pareceu mais elegante.

Lixo Humano disse...

Nossaaa mano, eu ja tava pensando que tinha a ver como as partições do meu HD porque eu usava o Lenny e não tinha problemas, ia baixar o Squeeze completo de 4GB ao invés do net-install, mas aê lí este post e resolvi..Parabéns cara...já coloquei seu Blog nos meus favoritos e vou divulgar o máximo que puder, resolveu a lentidao do firefox aqui.

abraços.

Lixo Humano disse...

aqui nas minhas partções tem aquele aviso de:
Partiçoes fora da ordem e tal, saca?
e quando eu atualizeio grub ele jogou o Linux pra sda3 e como extendida, nem sei como e porque isso aconteceu, mas ja ta resolvido, valeeeeeuuu!!!