24 de abr. de 2010

Light-themes (Ambiance e Radiance) no Debian

Eu não acho que os novos temas do Ubuntu sejam perfeitos. Mas com certeza são melhores que temas padrões do GNOME. Especialmente o Radiance.

E que tal instalar os novos temas do Ubuntu no Debian Squeeze (testing)?

Aqui vai a dica:

1 - Vá até o site packages.ubuntu.com;

2 - Procure (use a pesquisa - Search package directories), baixe e instale os seguintes pacotes (nesta ordem):
gtk2-engines-murrine
humanity-icon-theme
ubuntu-mono
light-themes
metacity
Nota 1: para instalar, use o comando dpkg -i nome_do_pacote. Caso o instalador acuse a falta de alguma outra dependência, procure pela mesma no site packages.ubuntu.com.

Após a instalação, com algumas modificações nos ícones (ver comandos no final deste post) e com a utilização do conjunto de wallpapers Cosmos, o resultado é este:

Tema Radiance instalado no Debian
Nota 2: percebam que os botões das janelas não seguem o novo padrão imposto adotado pelo Ubuntu. Caso deseje alterar os lado dos botões, instale o pacote gconf2 (baixando de packages.ubuntu.com, claro!)

Comandos utilizados para a troca dos ícones do Ubuntu pelos do Debian:
sudo cp /usr/share/icons/hicolor/16x16/actions/package-supported.png /usr/share/icons/ubuntu-mono-light/actions/16/package-supported.svg

sudo cp /usr/share/icons/gnome/22x22/places/start-here.png /usr/share/icons/ubuntu-mono-light/apps/22/start-here.svg

sudo cp /usr/share/icons/gnome/22x22/places/distributor-logo.png /usr/share/icons/ubuntu-mono-light/apps/22/distributor-logo.svg

sudo cp /usr/share/icons/gnome/24x24/places/start-here.png /usr/share/icons/ubuntu-mono-light/apps/24/start-here.svg

sudo cp /usr/share/icons/gnome/24x24/places/distributor-logo.png /usr/share/icons/ubuntu-mono-light/apps/24/distributor-logo.svg

Veja também:

3 comentários

Rômulo Machado disse...

Olá, sou usuário Ubuntu há uns dois anos e estou pensando em migrar pro Debian agora (problemas com Unity, etc...), adoro os temas do Maverick e gostaria de tê-los no Debian também (já que as interfaces do Gnome no Debian não são lá tão bonitas quanto as do Ubuntu).

Achei sua solução interessante, mas acabei tendo bastantes problemas com depêndencias de pacotes e tal, e baixar todos acaba sendo um trabalho "cornal" demais.

Existe alguma maneira de agilizar isso?

Aguardo resposta!

Abraços

Rodrigo Miguel disse...

Re: @Rômulo Machado

Você pode adicionar TEMPORARIAMENTE o repositório do Ubuntu e tentar instalar o pacote light-themes. Assim ele deverá baixar as dependências automaticamente.

deb http://archive.ubuntu.com/ubuntu natty main

ATENÇÃO: após instalar o tema, desabilite ou remova o repositório do Ubuntu!

Rômulo Machado disse...

Funcionou!

Obrigado!