29 de mar. de 2012

Network Status : Busy ... [Roteador Wireless DIR-600]

Tenho um roteador wireless D-Link DIR-600 em modo PPPoE, conectado a um modem D-Link DSL-500B em Bridge.

Após fazer as devidas configurações no modem e no roteador, tudo funcionou perfeitamente. Porém, no dia seguinte, percebi que a rede sem fio não conectava mais. Após acessar a página STATUS do roteador wireless, verifiquei que o Network Status apresentava a mensagem "Busy" (ocupado). A conexão por cabo, entre o PC e o roteador wireless, funcionava. Mas a rede sem fio não.

Screenshot: Network Status
DIR-600: Network Status

Uma breve pesquisa na Internet revelou que outros usuários enfrentam ou enfrentaram o mesmo problema. Não consegui identificar a causa (bug no software do próprio equipamento?).

Resolvi testar outras configurações. Mudei o DIR-600, que estava em PPPoE, para o modo Dynamic IP (DHCP). E passei o DSL-500B de Bridge para o modo PPPoE (Router). Funcionou, com duplo NAT e tudo. Não tive mais problemas com a rede sem fio.

No entanto, insatisfeito com o NAT duplo - isso pode dar problema futuramente (?) - testei ainda uma terceira configuração. Mantive o modem em PPPoE e ativei o modo Access Point do roteador wireless. Também funcionou. E tem funcionado muito bem por vários dias.

Está enfrentando o mesmo problema? Experimente uma das soluções aqui apresentadas (recomendo ativar o modo Access Point).

No site Suporte D-Link Brasil você encontra os manuais de configuração e tutoriais em vídeo:

Boa sorte! (:

1 comentários

Marcos FRM disse...

O NAT duplo é ruim pois os redirecionamentos de portas serão um inferno (fora que o UPnP não funcionará).

Você com essa nova configuração está usando o roteamento do modem, não mais do rotedor wireless (ele quem virou bridge agora).

Mas provavelmente é bug no firmware do roteador para não funcionar da forma anterior.