25 de ago. de 2011

GNOME 3: como adicionar itens nos painéis do desktop clássico (modo fallback)

Parece que, aos poucos, a interface alternativa do GNOME 3 (chamada de modo fallback, modo de reserva ou ainda GNOME Clássico) vai ganhando funcionalidades que a aproximam da velha interface do GNOME 2.

No Ubuntu 11.10 já é possível adicionar e movimentar os itens (applets, lançadores) no painel. Você pode, por exemplo, mover o relógio para a esquerda do painel superior, adicionar o botão para mostrar o Desktop, etc.

Nota: para utilizar o modo fallback, é preciso instalar o pacote gnome-session-fallback. Após a instalação, selecione, na tela de login, a opção "GNOME Clássico" ou "GNOME Clássico (sem efeitos)". Alguns dos antigos applets não irão funcionar no "novo desktop clássico" do GNOME 3.

Mas para fazer isso você deve pressionar a tecla Alt + clique direito do mouse sobre um dos painéis ou sobre um applet. Ou seja, é uma opção de configuração "escondida" (típico do GNOME 3...).

Demostração:

Ver no YouTube


Será que a evolução do modo de reserva vai acabar com o "mimimi" contra/sobre o GNOME Shell e com a evasão dos usuários para o XFCE e outros ambientes gráficos?

Referência: http://www.webupd8.org/2011/08/installing-using-classic-gnome-desktop.html

0 comentários