28 de jul. de 2011

Obtendo informações do sistema com o inxi

O inxi é um script que pode exibir todos os tipos de informações sobre seu hardware e software. É útil para identificação de hardware em sistema remoto (é especialmente voltado para a utilização em clientes IRC como o Xchat, Konversation, etc), mas também é útil para usuários domésticos.

O script inxi em ação
O script inxi em ação

Download e instalação (no Ubuntu)

No Terminal, execute:
wget ftp://cathbard.com/binary/inxi*.deb

sudo dpkg -i inxi*

Nota: o inxi vem pré-instalado no Epidemic, Linux Mint e AntiX.

Exemplos de utilização

Obtendo informações sobre a CPU:
inxi -C

Exibindo informações sobre o áudio/placa de som:
inxi -A

Obtento informações sobre o HD/partições:
inxi -Dplu

Manual de utilização com todas as opções de comando: http://code.google.com/p/inxi/wiki/inxi

Outros programas

O Linux dispõe de várias ferramentas que exibem informações sobre o hardware e sobre o sistema operacional, como o Sysinfo, Hardinfo, hwinfo, lshw (e lshw-gtk), dmidecode e decode-dimms (que é parte do pacote i2c-tools). Eles descrevem de forma básica ou detalhada (dependendo do programa usado) vários dados sobre o kernel, BIOS, processador, memória RAM, entre outros.

Também existem alguns programas específicos para determinados hardwares, como o nvclock-gtk, para placas de vídeo NVIDIA (exibe informações da memória de vídeo, entre outras funções), fglrx-amdcccle (mais conhecido como Catalyst Control Center, para placas de vídeo ATI) e o VIA Display Utility, para placas de vídeo VIA (distribuído junto com os drivers oficiais).

Por último, citamos o Video RAM Info, um pequeno programa que exibe a quantidade de memória de vídeo. Cria do Linux-like... ;)

Referência: http://code.google.com/p/inxi/

0 comentários