27 de jul. de 2009

Instalando o gnome-app-install (Adicionar/Remover...) no Linux Mint

Uma ferramenta que sinto falta no Linux Mint é o gnome-app-install, mais conhecido como Adicionar/Remover. Como o nome sugere, é uma ferramenta para instalar e remover programas.

Apesar do mintInstall e do Synaptic, e ainda do Software Portal, considero o Adicionar/Remover mais simples, mais prático e com mais informações sobre os programas (incluindo avaliações dos mesmos).

Um exemplo da praticidade do Adicionar/Remover é que ele mostra os softwares por categorias (Jogos, Escritório, etc) e, dentro da categoria, apenas o nome do software (que geralmente é igual ou similar ao nome do pacote).



O Synaptic exibe os nomes dos pacotes, e pra quem não sabe o que procurar exatamente, fica mais complicado de achar (estou considerando o uso do Synaptic por usuários iniciantes).



Se eu sei o que quero instalar, posso ir direto ao Synaptic, ao Software Portal ou ainda direto ao Terminal. Mas se eu quero conhecer e experimentar novos programas, como jogos para Linux, que não sei exatamente os nomes nem quais são, é muito mais prático procurar pelo Adicionar/Remover.

Para instalar:

1 - No Synaptics, procure o pacote gnome-app-install, marque e instale.

Ou...

2 - No Terminal, digite:

sudo aptitude install gnome-app-install


Dicas para utilização:

Para executar o gnome-app-install, crie um atalho no menu do Mint. Ou tecle Alt + F2, digite o comando gnome-app-install, e execute.

Dica do como criar atalhos no GNOME AQUI.

Outro dado importante é que alguns programas do Software Portal não aparecem no Adicionar/Remover (como o Real Player, por exemplo). Ou seja, tenha o Portal sempre como ponto de partida, e o Adicionar/Remover como ferramenta auxiliar.

0 comentários