21 de jul. de 2009

Bíblia Sagrada no Linux

Boa notícia para usuários cristãos do Sistema Operacional Linux! :)

Desconhecemos, até o momento, a existência de uma Bíblia Católica - em forma de aplicação para Desktop - específica para o Linux (online, existem várias; o melhor exemplo é o site www.bibliacatolica.com.br).

Porém, o programa Boa Nova - Bíblia Católica - que foi desenvolvido para o Windows - pode ser instalado no Linux através do Wine, uma espécie de emulador do Windows.

O Wine está disponível para várias distribuições Linux: http://www.winehq.org/site/download

Como instalar o Wine e o programa Boa Nova - Bíblia Católica no Ubuntu - Tutorial

1 - Abra a Central de Programas do Ubuntu ou o Gerenciador de Pacotes Synaptc. Procure por "Wine", selecione e instale (se o Wine não aparecer, ative os repositórios Universe e Multiverse e tente novamente). Um atalho para o Wine será criado no menu Aplicações.

Obs: leia este tutorial de dicas sobre o Wine antes de prosseguir: http://www.guiadohardware.net/tutoriais/dicas-wine/

2 - Faça o download do instalador da Boa Nova - Bíblia Católica: http://www.4shared.com/file/87475905/266c067a/boanova130.html

3 - Execute o instalador do programa Boa Nova (Abrir com "Wine Windows Emulator"). A instalação ocorrerá normalmente, como se fosse no Windows. Um link para o programa será criado em Aplicações > Wine > Programas. Clique no link para iniciar o programa, e pronto!

Screenshot

Informações adicionais

O programa Boa Nova - Bíblia Católica traz uma versão completa das Sagradas Escrituras (todos os 73 Livros Canônicos, versão da Editora Ave-Maria - Monges de Maredsous, sem as notas). Possui sistema de leitura por capítulos ou versículos, sistema de busca por palavras parciais e exatas, cópia para a área de transferência (clipboard) de capítulos e versículos. Gera relatórios de pesquisa para impressão. Possui ainda um sistema de ajuda (help) com informações e conteúdo de interesse católico e apologético. O programa é freeware (totalmente gratuito).

A função "Ajuda" do programa necessita do Wine Gecko IE engine (que faz as vezes do Internet Explorer) para ser visualizada. Este engine geralmente é instalado automaticamente pelo Wine quando este precisa abrir um arquivo HTML pela primeira vez, por exemplo. Mais detalhes sobre o Gecko AQUI (no ítem Install the Wine Gecko IE engine).

0 comentários