13 de jun. de 2012

Trocando o Dash pelo Synapse e o Launcher pelo Cairo-Dock

Eu sempre achei o Dash, o painel inicial do Unity, fantástico. Isso até conhecer o Synapse, um lançador semântico similar ao GNOME Do, que executa quase todas as funções do Dash, melhor e mais rápido. Faz tempo que nem vejo a cara do painel inicial, só o ícone, que fica grudado no Launcher - a barra lateral.

O Launcher, ou Lançador, melhorou no Ubuntu 12.04, mas está longe de ser perfeito. Por sorte, existem aplicativos como o Cairo-Dock, que agregam recursos e funcionalidades ao shell do Ubuntu. Porém, não vejo sentido em ter dois elementos na interface (uma barra lateral e um dock) fazendo quase a mesma coisa.

Após considerar possíveis prós e contras, resolvi configurar o Unity-2D para executar o shell apenas com o painel superior e assim poder utilizar o Synapse em conjunto com o Cairo-Dock, substituindo, respectivamente, o painel inicial e o Lançador.

Segue o procedimento necessário:

Tutorial válido para o Ubuntu 12.04 LTS (Precise Pangolin), interface 2D / Unity-2D (para o 11.10, ver o post Ubuntu 2D customizado ...). Não sei até onde o sistema é afetado pela falta dos recursos do Launcher e do Dash. (O HUD deixa de funcionar.)

1. Fazer backup das configurações da sessão do Ubuntu 2D. No Terminal, execute:
sudo cp /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session_BKP

2. Modificar as configurações da sessão do Ubuntu 2D:
sudo gedit /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session

Substituir o conteúdo original por este:
[GNOME Session]
Name=Ubuntu 2D
RequiredComponents=gnome-settings-daemon;
RequiredProviders=windowmanager;panel;
#shell;
DefaultProvider-windowmanager=metacity
DefaultProvider-panel=unity-2d-panel
#DefaultProvider-shell=unity-2d-shell

DesktopName=Unity
Salvar e fechar o arquivo.

3. Instalar o Synapse e o Cairo-Dock:
sudo apt-get install synapse; sudo apt-get install cairo-dock --no-install-recommends

Não vou entrar em detalhes sobre a configuração e utilização do Synapse e do Cairo-Dock. Recomendo apenas executá-los e configurá-los para inicio automático com o sistema, antes de reiniciar a sessão ou o computador. (Funcionalidade configurável nas Preferências do Synapse e no menu de contexto do Cairo-Dock.)

Após fazer os devidos ajustes e personalizações, obtive este resultado:

Screenshot
Ubuntu 2D customizado, com Synapse e Cairo-Dock

O sistema ficou mais leve, com economia de 35 MB de memória RAM, aproximadamente (executando o Cairo-Dock sem OpenGL). E com uma interface similar a do Mac OS, sem muito esforço. (:

Para ter de volta o Unity-2D padrão, basta restaurar o backup (sudo cp /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session_BKP /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu-2d.session).

2 comentários

Unknown disse...

Dá pra fazer isso no Unity 3d também? Usando compiz e tudo?

Rótulo de Cerveja disse...

Diêgo,

O funcionamento do Unity-3D é diferente do 2D. O 3D está diretamente ligado ao Compiz (é um plugin do Compiz). Talvez seja possível, quem sabe removendo o plugin do Unity. Mas não aconselho.

Você pode analisar o arquivo /usr/share/gnome-session/sessions/ubuntu.session

Note que não há menção ao shell (como no arquivo de configuração do 2D).