30 de jan. de 2012

Atalho para centralizar a janela ativa no Ubuntu / GNOME

O GNOME, dependendo do caso - do aplicativo executado, costuma abrir novas janelas no canto superior esquerdo da tela (especialmente quando já existe uma ou mais janelas abertas).

Veja neste post como contornar este indesejável irritante comportamento: centralizar a janela ativa com um simples e rápido atalho de teclado.

Dica testada no Ubuntu 11.10 e 12.04 com a interface Unity-2D e 11.10 com as interfaces GNOME Shell e GNOME Clássico (sem efeitos). É possível que funcione em versões anteriores do Ubuntu, baseadas no GNOME 2. Não funciona com o Compiz (Unity-3D e GNOME Clássico - com efeitos).

No Terminal, execute o seguinte comando:
gconftool -s -t string /apps/metacity/window_keybindings/move_to_center "<Shift>space"
O atalho Shift+Epaço (<Shift>space) é mera sugestão. Não tivemos problemas com esta configuração. Em caso de conflito, experimente um atalho diferente, que não seja utilizado pelo sistema e/ou aplicativos. Exemplos: <Control>Right, <Control>backslash, <Control>space.

Para centralizar uma janela, basta utilizar o atalho configurado. Exemplo com as teclas Control+Espaço (pressionadas simultaneamente):


Referência: http://www.hardware.com.br/artigos/gconf-editor/

0 comentários