23 de jul. de 2009

Pidgin, fontes e Acessibilidade

Uma dica simples que pode melhorar a acessibilidade do Pidgin: aumentar o tamanho da fonte da janela de conversação.

***

ATUALIZAÇÃO

Em versões atuais do Pidgin, o tamanho das fontes (e outras configurações da interface) são feitas através do plugin "Controle do tema do GTK+ do Pidgin ...", disponível no menu Ferramentas > Plugins.

Imagem ilustrativa

A solução a seguir refere-se à versões antigas do programa.

***

O programa

Pidgin (conhecido anteriormente como Gaim) é um mensageiro instantâneo open source multi-plataforma, um programa client side que suporta vários protocolos (MSN, ICQ, AIM, Google Talk, Twitter, etc). É um programa livre disponível sob a licença GNU General Public License.

Configurando a fonte

O Pidgin oferece duas maneiras de configurar a fonte: uma temporária e outra permanente.

Temporária: na própria janela de conversação há uma opção para formatar a fonte, mas não permite aumentar o tamanho (ao menos para o protocolo MSN). E esta configuração é perdida quando o Pidgin é fechado.

Permanente: para que as configurações sejam mantidas, é preciso modificar a fonte em Ferramentas > Preferências, na guia Conversas. Em Formatação padrão / Fonte é possível ajustar a cor, estilo, tamanho, etc.

Mas ha um detalhe: ao utilizar o protocolo MSN (não sei se isso ocorre com outros protocolos), o tamanho da fonte permanece o padrão, que eu considero pequeno (para resoluções acima de 1024x768) e que pode atrapalhar os usuários com deficiência visual (baixa visão, etc).

A solução, que por muito tempo me passou despercebida, é a seguinte:

1 - Em Ferramentas > Preferências, guia Conversas, desmarque a opção Usar a fonte de documento do tema.

Imagem ilustrativa
2 - Logo abaixo, em Fonte para as conversas, escolha a fonte, estilo e tamanho, conforme suas preferências, e para finalizar clique no botão OK.

Imagem ilustrativa
3 - É só fechar a janela que as configurações serão salvas.

Como dito anteriormente, é uma dica muito simples. Acessibilidade é importante, e pequenos detalhes como este podem fazer grande diferença.

Mais dicas sobre o Pidgin AQUI

1 comentários

Unknown disse...

engraçado é que na versão do pidgin que eu estou usando não tem essa opção e é a mais recente, eu uso a 2.7.5 e o sistema é o Ubuntu 10.10, vc sabe como alterar as fontes nessa versão?